Tem um programa na TV que me assola: Saia Justa, que passa no GNT. Eu sei que tem gente, que, diante de uma afirmação desta deve se surpreender, afinal, eu, culta, erudita e morena (com ironia, por favor), devia me esquentar com programas muito piores e estúpidos do que esse, que, além de tudo, é refinado, com assuntos interessantes e mulheres finas, inteligentes e bem-sucedidas e bem penteadas aviliando o cotidiano. Sim, até certo ponto... Eu de fato me incomodo mais com outros muito piores, coisa que realmente há, mas essa abordagem da mulher (leiam isso com tom pejorativo, por favor) é algo que faz torcer o nariz. Eu não aguento aquele cenário projetado, de tons pastéis e luz bem dosada onde elas ficam brigando pela palavra tentando parecer que não, que se respeitam e que são civilizadas. Passo longe de achar a Luana Piovanni fina e mais ainda de achá-la inteligente; não gosto daquele ar intelectualóide-blasé que a Bete Lago tem e nem a acho tão bem penteada assim. Quando às outras duas, não acho que têm carisma suficiente para eu esquecer o resto e me aninhar sob o aconchego da luz fria da TV para me entreter nas noites de quarta. Eu podia dizer que é um programa baseado em achismos, mas isso não me incomoda, até mesmo por crer que poucas coisas conseguem fugir disso, mas acho, sim, muito superficial e, mais ainda, artificial. Achava a primeira versão mais interessante, Marisa Orth conseguia me fazer ignorar o umbiguismo da Fernanda Young e a Rita Lee ora tava lá dando uma de louca, ora mandando uma bola fora; tinha té um mérito, os assuntos oscilavam mais de campos e perspectivas interessasntes, e o cenário era mais leve, de espaços mais vazios e autênticos. As discussões continuavam dando em lugar nenhum, mas percorriam caminhos mais interessantes.
No funo, acho que seria mais interessante colocar homens e mulheres para confrontar suas opiniões e tentando desvendar um pouco desse espaço que há entre esses dois universos, num cenário com a Monalisa de um lado e Jimi Hendrix do outro.
Ah, ou não, tambem. É só o que eu acho, mas quem disse que tô certa?
2 comentários:
nussa, primeiro a comentar, mas sem saber oq escrever.... vou pensar sobre seu texto, volto aki mais tarde
Eu vou adimitindo logo, não li tudo (blahhhh, cansei)... Sem ser pejorativo ou outra coisa qq, quando eu vejo 4 mulheres na TV falando sobre qq coisa que não seja culinaria, moda ou afins eu mudo de canal!!! Jundas
Ciço disse e tem dito...
Postar um comentário