sexta-feira, junho 29, 2007

101 responde

Chopp, oriundo do alsaciano schoppe (que designa um recipiente de meio-litro), é a cerveja sem o processo de pasteurização. Foi trazido para o Brasil em 1808 com a Família Real Portuguesa, mas não o confunda com um fino. Aqui no Brasil, tomamos estupidamente gelados, nas chamadas tulipas, copos altos, de base estreita e boca larga.
E já que estou aqui, bunito, semanticamente, tem o mesmo significado de "bonito", mas é usado quando queremos saborear mais a palavra ou a situação, pouco tendo a ver com qualquer senso estético.

A tempo (1/07/07): Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cortellini Rossi Rossini, ou simplesmente Lan, italiano de nascença, sambista por paixão, consagrou-se retratando em suas caricaturas o universo carioca, celebrando sempre o samba e a mulata, que é, segundo ele mesmo, síntese maior da beleza. Trabalhou no Jornal do Brasil por muitos anos, vendo-se impelido ao auto-exílio após a publicação de uma caricatura em que um general se olhava num espelho em que havia refletida a imagem de um gorila. Foi então para a França, trabalhar no Paris Match. Hoje, já há muito de volta ao Rio, foi agraciado em 2004 com o Prêmio Carioca 10.

Um comentário:

xistosa, josé torres disse...

Um fino e uma imperial, são cerca de 0,200 L de cerveja.
Há ainda o príncipe, que são cerca de 0,33 L.
Os n/copos são também são como as tulipas, quer nos finos quer nos príncipes.
Bunito é como o donuts, torna as "coisas" mais redondas
Ficou no meu dicionário
Um grato agradecimento.
Agora também estou no "UCOMETA", vou tentar encontrar o que perdi para publicar aí.
Cumprimentos