sexta-feira, agosto 17, 2007

Dicas de saúde vocal Nº 1

1. Beba água!!! Nosso corpo precisa de água e prgas vocais secas não vibram bem!!! O ideal é tomar pequenos goles ao longo do dia.
2. Aqueça e desaqueça a voz!!! Tão importante quanto o aquecimento vocal é o seu desaquecimento após uso intensivo. O desaquecimento é útil para que se volte aos ajustes motores da fala.
3. Fuja da competição sonora!!! Evite um volume de voz alto na conversação diária. Na fala, priorize a dicção e não o volume da voz.

Desenvolvido pela Fonoaudióloga Luciana Oliveira, CRFa: 12487-RJ

E a dra. Luciana completa: quanto ao desaquecimento vocal, podem ser feitos os mesmos exercícios do aquecimento, só que de forma mais lenta, suave e do agudo para o médio-grave.

6 comentários:

Criativo de Galochas disse...

Kath
Não sei se Xistosa é H ou M. Na dúvida...rs. É um bom amigo como você... Aproveitando, mande um e-mail criativodegalochas@uol.com.br pq vcs dois são meus "clientes" mais assíduos e quero prestar uma homenagem.
Abs

xistosa, josé torres disse...

Bela lição de canto.
Vou piar como um pintassilgo ou um canário, (não sei se existem estes pássaros no Brasil, mas o nossa pobre fauna, onde incluo estes dois, está em extinção).
Aí sei que há cerca de 1900 espécies, é tudo em grande, mas se não houver mão de ferro tudo será delapidado pelos contrabandistas, caçadores furtivos e comerciantes ilegais.
Nem a natureza pode "piar"
Só discordo da água.
Veja o que ela faz com o ferro e o cobre ...
Prefiro beber em grandes goles ao longo do dia, aquela amarelinha. Aqui a essa água chamam-lhe cerveja e aí?

Anônimo disse...

Ei! Como se desaquece a voz?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Lindona, ADOREI ver isso aqui!!
Tô lisonjeada...
Quanto ao desaquecimento vocal, podem ser feitos os mesmos exercícios do aquecimento, só que de forma mais lenta, suave e do agudo para o médio-grave.

ALL STAR disse...

Do canário à cerveja, passando pelo AQUECIMENTO VOCAL, que deve ser parente daquele das geleiras derretidas, vizinho dos El Niños da vida.É um banho cultural o 101!
Lembro-me agora, sei lá o porquê, do clima assombroso do final do Fantástico, nos anos 80/70, quando o Hélio Costa fazia matérias sobre o possível fim-do-mundo . Eu deitava deprimido....putz...daqui a um porrilhão de anos o mundo vai acabar. To ferrado, nem a oitava série terminei!