quarta-feira, outubro 17, 2007

Minha vez de falar!

A gente vem aqui pra desfazer
a merda que você faz.

Eu vi Tropa de Elite. Adorei. Tenho amigos que não gostaram, outros que compartilham do meu gosto. Achei interessante como evidencia a situação bélica em que está a minha cidade. Mais ainda, adorei como o filme bate na tecla que eu repito há anos: quem sustenta o crime organizado é quem consome drogas, que aperta o seu baseadinho de vez em quando. E isso é gritante na nossa classe média, de estudantes das melhores faculdades, que acham que subir o morro comprar drogas é um passeio enriquecedor, ter contato com a realidade, bróder. E não entendo como tem gente que gosta de dizer que não, que essa idéia é errada. Quem sustenta a pirataria é quem compra produto pirateado mas a droga se sustenta por si só?
Mas não falo para dizer o que está certo ou errado. Resolvi finalmente me pronunciar porque acho ridículo como a mídia vem tratado o assunto. Vi na capa dos maiores jornais do país acusações veementes dizendo que o filme "é o mais reacionário já feito". Engraçada essa mentalidade do Brasil, que é uma das maiores economias do mundo blablablá mas não perde a cabeça tacanha. Ao invés de verem no filme uma oportunidade de discutir a questão, levando em conta o que é exposto, não!, desvalidam o conteúdo, como quem acha que tudo não passa de exagero. Não lembro de criticarem Tarantino pela violência que retrata ou Scorcese por mostrar polícia corrupta e seus laços com a máfia. Quando a gente vê filme de bandido, a gente não aprova, mas termina entendendo porque ele se tornou aquilo, mas quando a gente vê Cap. Nascimento falando do que vê e passa é reacionarismo? Vai ver que Manuel Carlos e cia. se sentiram ofendidos ao verem exposta essa atitude ridícula de resolver os problemas de segurança pública vestindo branco em passeata na orla da praia.

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Justo disse...

Querida... O que sustenta o crime e o tráfego é a criminalização da droga.
Cadastrar os viciados. Dar as drogas de grátis, desde que sejam acompanhadas por palestras sociais e educativas em todas os postos de saúde. Quero ver o tráfico vingar.
Mas é que tem muita grana alta e muita gente graúda e eles... bom eles não estào lá no morro, como querem nos fazer crer este filminho.
(respeito que você goste. Mas trata-se de uma manipulação, sem dúvida)
Temos que discutir as drogas!