segunda-feira, outubro 01, 2007

Problemas urbanos 4:

corpos magnéticos.
Não, os ímãs são inocentes. Trata-se de pessoas que são atraídas por seus semelhantes. Bom, a rigor, todos, que (sobre)vivemos em sociedade, encaixamos-nos nesta regra; mas eu me refiro aos níveis extremos, aquelas pessoas que não entendem o conceito de espaço pessoal1.
É muito fácil reconhecê-los: são aqueles que entram em um ônibus onde há um passageiro e conseguem sentar-se precisamente ao lado dele. São essas mesmas pessoas que colam atrás de você em uma fila, como se isso fizesse andar mais rápido, ou que gostam de conversar com você deixando um espaço de 2 polegadas entre narizes; e ainda sentem mais prazer nesta prática depois de uma xícara de café ou uma torrada de alho. Mas, ao contrário do que parece, isto não é o pior. A situação se agrava mesmo quando o corpo-magnético é baixinho, aí gostam de se pendurar no seu braço ou puxar você para a altura deles, tudo para que o raio da distância seja mantida.


1. Espaço pessoal: é o círculo de 1 metro de diâmetro (esta dimensão varia)* no qual você é o centro. Invasão deste limite só deve ser feita por pessoas íntimas a você ou um profissional de saúde em momento de trabalho. Caso isso ocorra devido à lotação de transportes coletivos, há de se entender, mas só até certo ponto!
*Corrigido depois que o Xistosa me chamou a atenção. E antes que pergunte, amigo, eu sei que 45cm de raio não é igual a 1m de diâmetro.

3 comentários:

Urania disse...

Então... Sabe o que eu MAIS detesto??? Aquelas mulheres sem noção de espaço pessoal que, uma vez sentadas no metrô ou ônibus (e claro que elas sentam logo ao lado de quem as odeia, só pra provocar), abrem as asas, procurando coisas na bolsa e ficam com os cotovelos a 1cm do seu rosto, sabe???? Ou daqueles caras gordos que sobram pra sua cadeira quando sentam, forçando as pernas a se encostarem::::/ Sempre viro lagartixa nessas horas. Nojinho de gente em transporte público. bj

Urania disse...

Ah sim... Esqueci de contar o segredinho da minha nova técnica. Estou aprendendo o poder da visualização. Escute:

Qdo entrar uma pessoa uó e ameaçar sentar-se ao seu lado, ao invés de pensar "não senta aqui, não senta aqui", que atrai, imagine que no assento vago existe um jacaré ou várias piranhas com a boca aberta esperando para apimentar o bumbum do transeunte. Cara, TEM DADO CERTO. Pode testar.

xistosa, josé torres disse...

Eu em Angola, tive um macaco, que quando ia passear comigo, saltava-me para o ombro.
Ficava da mesma altura.
Sei que é alta, pela descrição que já fez ou o Criptor.
Não serão outros seres, que não humanos ?
(só uma coisa pessoalíssima. Consegue-se meter num círculo de 45 cm de raio ? - se SIM, então tem razão, quase que não ocupa espaço!)