terça-feira, novembro 20, 2007

Mal necessário

Home of the brave, land of the free

As pessoas chamam a internet por extenso de "Território Livre da Internet". Bem, pelo menos o Ancelmo Gois chama. OK, mau exemplo de pessoa.

A Coréia do Norte também se chama República Popular Democrática da Coréia, e tente dizer o contrário para o Kim Jong-il. Assim como na Coréia, na internet uma opinião divergente não pode passar impune. Uma idéia na internet vive em um Estado Policial, acossada por vigilância constante. Experimente soltá-la sozinha em um blog ou lista de discussão, a coisa é pior que o Gueto de Varsóvia depois do toque de recolher.

O debate Online tem regras de etiqueta bastante sutis. Por exemplo: se alguém faz uma crítica é democracia, se você responde é ditadura. Crítica na internet é como cartão amarelo, melhor receber calado - senão vão te acusar justamente de não aceitar críticas. É complicado, só vendo.

Outra: coerência não é pré-requisito. Você pode acusar alguém de covardia anonimamente, ou morar com a mãe aos trinta e tantos e usar o computador dela para chamar alguém de loser. Também é de bom tom ameaçar dar porrada mesmo que o autor da ameaça não more no mesmo estado que o ameaçado, ou não tenha disposição para comaparecer se forem vizinhos. Chamar para a briga no tal "Território Livre" por algum motivo estranho é o equivalente a ganhá-la.

A internet é o futuro, ou pelo menos uma versão beta do futuro, já que a tendência é que em pouco tempo tudo esteja conectado num sistema complexo de gadgets intercomunicantes, e nem quero imaginar as tragédias causadas por vibradores com acesso direto à rede. E pelo menos no que tange as regras de civilidade, o futuro é a volta à barbárie.

Coluna semanalmente publicada na Revista Zé Pereira

Um comentário:

xistosa, josé torres disse...

É mesmo.
Um território livre, onde podemos colocar os sentimentos ... se os tivermos.
Antes do mais, muito obrigado pelo post.
34 anos, é mesmo muito ano, eu que não tenho tudo no sítio nem acredito ...
Temos que fazer um esforço ... algo como dar, quando queremos receber e o inverso.
Tenho mau feitio ... não trato mal ninguém, não acredito nas dezenas de deus, não acredito na sorte, não acredito em milagres.
O de Fátima, foi uma impostura, como todos os assuntos do nascimento de qualquer ser.
A ciência, encarregar-se-à de demonstrar que somos todos crédulos.
Vou à missa, (POR OBRIGAÇÃO), não para me verem e dizerem bem de mim ...
não me interessa o que pensam.
Para mim, sou sempre o mesmo.
Não recebi louvores na guerra ... e até fui castigado por isso. (Recusa duma ordem superior).
Quem são os nossos superiores ????
Enquanto forem vivos, serão os nossos pais ... (para mim), depois passaremos a ser nós ...
é por isso que ao fim de 34 anos de namoro, ainda estamos juntos!!!
Nem vejo nada melhor no universo que me rodeia! (falo por mim!)

(Obrigada pela sua mensagem.
Espero que o trabalho seja agradável, o que desconfio ..., mas não posso, nem devo, imiscuir-me na vida de ninguém, nem da dos meus filhos!)