sábado, fevereiro 09, 2008

Merece ou não merece?

O Arnaldo Branco, que pertence àquela safra de humor ácida e mordaz que eu adoro, resolveu, depois do bafafá do carro da Viradouro, escrever uma bobagem (por ele mesmo nomeada). Ele deve ter percebido que tinha muita bunda e peito passando na TV, e por isso não cabia ficar debruçado em papel, largou de mão (e não há nada de errado nisso). Para não dizer que ele esconde nada, publicou em seu blog. E eu, por achar bom demais, copio aqui.
"
Apresentador - Hoje no programa Revivendo o tema é "Minha Tragédia Étnica é Maior que a Sua". Estamos aqui com o judeu hassídico estudioso da cabala Solomo Martirovsky, com o armênio Raduan Selassian, o ruandês Sali M'bdu (NOTA: um negro sem um dos braços) e o revisionista histórico Décio Almeida Prates. Vamos começar com o rabino e sua defesa do Holocausto.

(silêncio constrangedor, olhar de raiva do judeu)

Apresentador - Quer dizer, enquanto maior crime contra a Humanidade da História e tal.

Solomo - Hum. Meuss amigass, númerrass não mentem. Seis milhões, seis milhões de judeuss. Isso implica em um númerra aproximado de mães judiass de luto! Calculem!

Raduan - Númeras não dizer nada! Os Turcos Otomanos mataram um milhão e meia de armênias, mas em valores absolutas...

Solomo - Com licença, amiga armênia, mas estar falando de 6 milhões de judeus aqui. De um povo que semprre fezz diferrença. O que é um Armênia? (fazendo uma cara de desdém, gestos de desprezo com as mãos) Ah, clarro que vocês devem ter umas danças típicas (faz o gesto de dancinha com o dedo indicador e o médio sobre a mesa), um artesanato, uma bandeira, um hino... (batendo na mesa) Que ninguém conhece!

Sali M'Bdu - Mas isso é absurdo. Se ninguém conhece a nossa cultura, fica mais difícil de contar para o mundo sobre o nosso massacre e...

Solomo - Mas isso não fazer sentido pra você??? Matemática!!

Sali M'Bdu - Mas o que tem a ver...

Solomo - Matemática!!

Décio Almeida Prates - O problema, amigos, é que temos que relativizar alguns desses eventos. É preciso estudar minuciosamente o contexto histórico que levaram aos episódios em si, além de conhecer tudo a respeito dos homens por trás deles. Hitler foi um homem do seu tempo, o Paxá que ordenou o extermínio dos armênios também...

Raduan - Sultão!

Décio Almeida Prates - Se você está dizendo.
"

Agora vão e engrossem o coro daqueles que querem ver o debate até o fim. Afnal, já que a história é sobre liberdade de expressão, deixem o armênio e o ruandês falarem mais.

Nenhum comentário: