sexta-feira, dezembro 25, 2009

Meu post de Natal

Quando eu era criança, gostava muito do Natal. Montar a árvore para mim, então, era um ritual quase que sagrado, e ficar na sala de estar, contemplando as luzinhas era um prazer. Não sei bem nem como, nem porquê, nem quando, isso passou. Eu imagino que tenho sido quando o meu senso crítico foi ficando cada vez pior aumentando e eu fui buscando outros ângulos de certas coisas, como, por exemplo, as pessoas falarem mais aos seus filhos sobre Papai Noel do que ensinarem a origem desta lenda ou sobre o verdadeiro significado da festa, que é o nascimento de uma criança que viria salvar o mundo. E, na verdade, acho que no Natal as pessoas se perdem, pensam mais em encher a casa de pisca-pisca do que estarem com aqueles que elegeram para o seu convívio; mais vale ter uma mesa farta do que comungar com as pessoas em volta dela. Quando se trata de espírito-natalino, então, é uma tristeza. As empresas de ônibus preferem deixar no letreiro dos ônibus a mensagem de "Feliz Natal" do que a linha e a rota do carro, criando o risco de você só conseguir saber se aquele ônibus que vem lá longe é mesmo o seu quase em cima do seu ponto, fazendo com que você faça o sinal muito em cima e ele passe direto. E eu nem vou comentar sobre as lojas de departamento que ficam repetindo em looping aquele álbum velho da Simone de canções natalinas. Uma desgraça! Se eu fosse caixa de umas dessas lojas, entrava com um processo de danos causado pelo verso "então é natal, a festa cristã".
Mas não, acho que estou aqui passando a mensagem errada, não sou anti-a-festa-cristã, ainda que eu não seja católica (antes que perguntem, eu sou eu, não sigo nenhuma crença encerrada, nem eu mesma sei em que acredito), eu guardo o Natal como uma oportunidade de estar com quem a gente preza, fazer um gesto para alguém que tem alguma participação na sua vida, como um professor ou até mesmo o porteiro. Chato-pai, por exemplo, é um que preza esta data, então, por prezar meu pai, acho que posso comprar presentes, ajudar com a árvore e ceiar. E talvez seja isso que me incomode um pouco nesta época, queria que as pessoas tivessem mais isso em mente. É meio como esse post, sabe? Ainda que torto, é verdadeiro, e deseja a todos boas festas.

Nenhum comentário: