domingo, janeiro 24, 2010

Haiti Esperança

Que as 150 mil vítimas dos terremotos no Haiti me perdoem por falar isso, mas, ao que me parece, esta tragédia pode vir a ser a melhor coisa que já aconteceu àquele país. O Haiti leva a fama de país mais pobre fora do continente africano, e eu não sei o que há de mais triste neste título, se o fato de estar reduzido a tamanho estado de miséria ou se ao suposto fato de que pobreza tem origem. Esta semana, os astros e estrelas da maior indústria do entretenimento do mundo resolveram se reunir em outro lugar que não fosse uma premiação da Academia. Acho ótimo, muito válido mesmo, todo eles querendo chamar a atenção para o fato e tentando arrecadar dinheiro, até o Jack Nicholson deu uma de simpático e atendeu telefone. Eu não vou criticar as pessoas que só fizeram doações porque tinham a chance de falar com algum ator famoso, porque quando este dinheiro chegar onde tem que chegar, a intenção não vai fazer diferença nenhuma. Mas será que precisa chegar a esse ponto tão crítico, tão além do crítico, para que o mundo olhe, se apiede e estenda a mão? E eu, tão revolucionariazinha e crítica, também só fui capaz de botar o banner aqui no blog sob as mesmas condições.
Acho engraçada a condição humana, que precisa ser privada de tudo aquilo que tem para poder olhar para o lado e enxergar um irmão.
Um outro ponto que vale atenção aqui é a ministra Marie-Laurence Lassegue, mãe de 21 filhos, dos quais 20 são adotados. Ela montou o seu gabinete sob as árvores da Delegacia Legal de Porto Príncipe para que pudesse continuar o trabalho, e o fez hoje também, em pleno domingo.
Eu me pergunto se o povo brasileiro teria algum representando capaz de fazer o mesmo.

Nenhum comentário: