domingo, agosto 01, 2010

$aúde

Tenho uma amiga que está fazendo um curso super fera sobre nutrição funcional e homeopatia. Antes que digam qualquer coisa, eu gosto, defendo, uso e acredito na homeopatia. Mas então essa minha amiga fica fazendo terrorismo comigo me ensinando várias coisas interessantes, como, por exemplo leite faz mal, "a nossa cana tá doente" ou como o frango é anabolizante puro. Outro dia, inclusive, entrei na casa dela.
— Acabei de tirar o bolo do forno. Pega lá um pedaço, não tem glúten, lactose ou açúcar.
Primeiro, eu me perguntei porque deveria comer algo assim. Mas, educada que sou, fui em direção à cozinha. Como não sou de fazer desfeita, peguei um naco e levei à boca.Pasmem, tava muito bom!
Inclusive, já tem umas duas semanas, por exemplo, que não tomo mais leite com o café; substituí por um extrato de soja — extrato, não leite, afinal soja não tem mamilo. E quando dei o primeiro gole na minha nova opção de vida, eu entendi porque as vacas são tão populares. Mas, ao contrário do que possa parecer, o maior obstáculo para escolhas mais saudáveis de vida não são os gostos e a reeducação. Hoje nem namoro mais a lata de leite em pó quando preparo meu café. A parada mesmo é o custo.
Voltando aos meus papos com a minha amiga, ela me contava do seu professor, sujeito fera-cobrão-jedi que está mudando a vida de muita gente.
— Poxa, quero ir nesse sujeito. Quanto é a consulta?
— R$ 400,00.
— Assim fica difícil ter saúde!
Para evitar, por exemplo, a contaminação de metais pesados que ela diagnosticou em mim, ela sugeriu que trocasse minhas panelas, alumínio e teflon estavam proibidas, tinha que ser tudo aço inox. Coincidentemente, são mais caras.
Outra amiga minha me disse ontem para não tomar coisas que contenham benzoato de sódio, substância cancerígena. Incluem-se então nesta lista refrigerantes, mate leão, chá gelado e bebidas de guaraná natural — vamos considerar esse "natural" nome fantasia. Sucos naturais, incluindo os sucos em lata, estão livres da substância. Essa foi fácil. Agora, compare os preços.
Não que eu não ache que devamos evitar certos "venenos" para o nosso corpo. Antes mesmo de minha amiga iniciar seus estudos, eu já não entrava mais em um McDonald´s ou bebia refrigerante há mais de dois anos. Mas é engraçado como, por força do comércio, a qualidade da comida decaiu para vertiginosamente para aumentar as margens de lucro. E então se forma um mercado imenso em cima disso para vender saúde às pessoas. E, ainda assim, em contra partida, ninguém faz remédio mais barato, aliás, já te falei do preço de um médico?

Nenhum comentário: