quinta-feira, maio 17, 2012

Metrópole - parte 9

Da primeira vez que vira o apartamento com o senhorio, não havia percebido a perfeição de sua arquitetura, apenas havia gostado da possibilidade de se afundar numa banheira de água quente quando precisasse relaxar. Mas então o tempo e o uso haviam lhe mostrado como tudo estava realmente em seu devido lugar. O rack de toalhas próximo à porta sustentava o aparelho de som que tocava músicas em modo menor e letras em lamentos, a disposição do espelho era perfeita para que pudesse olhar seu rosto banhado de lágrimas, emoldurado pelos cabelos molhados que desciam pelos ombros mesmo confortavelmente sentada durante o banho. A janela basculante suspensa acima do chuveiro, voltada para o prisma do prédio fornecia uma acústica perfeita para que seu pranto ecoasse sem grande esforço aos vizinhos, pelo menos àqueles das colunas 2 e 3.
Na primeira vez em que se indulgenciou ao rumino de suas feridas, fora apenas atendendo uma necessidade simples e básica. Só que depois fora agradavelmente surpreendida pelos olhares condescendentes dos vizinhos, das palavras abstratas de consolo daqueles que cruzavam com ela na área comum; inclusive recebera com prazer por baixo da sua porta o panfleto em que dizia "entregue seu sofrimento ao Senhor e ele não será mais em seu peito". Todos, ao menos das colunas 2 e 3, começaram a demonstrar uma gentileza crescente. Todos, menos aquele professor de literatura do 802, Henrique se a memória não lhe traía, que se limitava a dar um bom-dia formal ao cruzar com ela no elevador e tratava sempre de sair logo do hall de entrada quando algumas vizinhas se encontravam e tentavam confortá-la. Ele não dava um sorriso cordial, nuca perguntou o que havia se passado, sequer se estava melhor, não fazia nenhuma outra gentileza além daquelas que já mandavam a boa educação. Bem que comentaram que ele era gay. E insensível.
Assim então cresceu o costume. E quando lhe faltava qualquer justificativa, ligava para a mãe ou irmã e não se dava por satisfeita enquanto não estivesse aos prantos causados por uma discussão qualquer. Na manhã que se seguia, era como música para os ouvidos o toque da campainha. A vizinha de porta que, depois de deixar os meninos na escola, sempre a chamava para uma conversa de ombro-amigo com café fresco e uma fatia de bolo; situação perfeita para  poder pintar a sua família tão ou mais cruel do que via.
Foi então que na véspera do feriado deu-se conta de que o consultor de informática com quem havia saído algumas vezes não a havia incluído em seus planos de viagem. Teria o feriado inteiro para tentar se convencer mais uma vez de que os homens eram todos iguais. Desta vez fora fundo a dor, não era apenas mais uma discussão com a mãe que já sabia como terminaria, não fora uma chamada de atenção no trabalho, nem mesmo aquelas fofocas das colegas do escritório. E o coração de mulher rejeitada pedia algo ainda mais sensível do que o de sempre. Quando começou a tocar "Unbreak my heart" sabia que tinha achado o bálsamo para sua alma.
Afundou o corpo na água enquanto o vapor escalava os azulejos brancos das paredes. Abriu as comportas de seu canto de lamentação, como um lobo que uivava à lua. Pensou no vazio dos dias seguintes, o esgotamento de suas energias ao ver mais um relacionamento dar em nada, a não-correspondência de seus sentimentos.
Num relance achou que a música podia estar mais alta. Pôs-se de pé para aumentar o volume, esticou os dedos e pressionou três vezes o botão. E ao tentar voltar para o seu ninho de acolhimento, desastradamente puxou a cortina do box que lambeu os frascos para o chão. Ao ver o xampu caríssimo correndo em direção ao ralo, empenhou-se em resolver aquilo o mais rápido possível para evitar mais desperdício. Deixou o choro um pouco de lado, ignorou toda a emoção de "How could an angel break my heart"e agiu prontamente.
Quando tudo já estava em segurança, voltava para a banheira, tentando se lembrar onde havia parado em seus pensamentos. E foi aí que a porta abriu de supetão. Num reflexo olhou para a entrada do banheiro e viu a vizinha de andar que sempre lhe dava apoio com o rapaz lutador do andar de baixo.  De pé na banheira, o corpo ainda molhado, tratou de puxar a toalha para se cobrir.
– Ai, desculpa, amiga! Eu ouvi um barulho forte vindo daqui, achei que tivesse acontecido alguma coisa, e com a música alta você não me ouviu te chamar. Eu usei a cópia da sua chave pra entrar e interfonei pra ele porque se algo tivesse acontecido, teria alguém forte pra me ajudar.
–  Ai, desculpa eu pela confusão, gente. A cortina caiu mas eu to bem. – A voz começava a ser entrecortada pelo soluço. – Acho que hoje não é meu dia mesmo, viu?
Segurava a toalha com uma das mãos à frente do corpo, tapando os seios e o sexo, enquanto com a outra mão tentava enxugar as lágrimas. E ainda conseguiu, estrategicamente, se aproveitar do espelho atrás para poder mostrar suas curvas ao vizinho. Banheiro perfeito, nunca falhava.

Nenhum comentário: