sábado, outubro 06, 2007

Sobre a prostituta e o elástico


Em Depois da Chuva, roteiro de Akira Kurosawa dirigido por Takashi Koizumi, um ronin, Mizawa, vaga pelo Japão com sua esposa, Tayo. Com a cheia do rio, o casal é obrigado a ficar em uma pequena hospedagem. Em meio aos outros viajantes, todos pobres, havia uma prostituta, sempre alvo das chacotas e sempre muito arredia. Então Misawa organiza uma festa de mesa farta para todos, para acalmar os ânimos sensíveis. Quando a chuva passa, para o pesar geral, o querido casal parte.
Então vem a prostituta, aquela que não falava com ninguém, e fala à Tayo:
— Tome. É tabaco, passe no pé para não ferir durante a caminhada.
— Ah, obrigada. — Ela sorri.
— Desculpe, eu realmente queria ter alguma coisa para dar.
Esta é uma das cenas que mais me emociona em todo o cinema (sim, eu sei, já chorei até em propaganda de cartão de crédito), mas acho comovente demais. Vejo aquela mulher, querendo dar algo a eles que fosse do mesmo tamanho do que eles deram a ela. Mas o que ela não percebeu é que não foi a comida ou a bebida o presente, foi o convite para que comesse à sua mesa. E ela, em seu singelo ato, não notou que o que ela deu não foi um torrão de tabaco que, aliás, era muito útil; foi a preocupação dela, a comoção em seus olhos na despedida, a intenção de que houvesse algo dela que eles carregassem consigo.
E assim é sempre. Ganhei um pirulito na sexta-feira, mas ganhei junto um cartão com palavras que sintetizam uma amizade de mais de 10 anos, que suportou muita coisa. Ganhei uma balinha, um coraçãozinho, um clips, um elástico e um fio dourado que, por si só, são símbolos para me lembrar de valores e posturas; e ainda por cima, foram entregues por mãos dulcíssimas. Ganhei presentes lindos e sempre desejados, mas que vêm pontuar pequenas e imensas dádivas que ganho todos os dias, sem as quais eu não sei viver, confesso. Ganhei abraços de amigos amados e até ganhei um outro post, assim sem esperar, depois que tudo já tinha passado.
Já disse aqui uma vez, ratifico: o que é mais valioso não tem preço algum.

5 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
xistosa, josé torres disse...

Voltei.
Por isso estou a visitar os amigos.
Foi coincidência a postagem que fiz no UCOMETA, uma história duma prostituta, que já tinha escrito há uns anitos e me recordei dela.
Pois tudo que tinha escrito, por duas vezes, em dois discos de dois computadores, arderam e fiquei sem nada.
Até os 32 anos da minha vida profissional desapareceram na voragem das malditas máquinas.
Agora já faço cópias de segurança.
Não me vou imiscuir na vida privada, nem se a Casa 6 fica longe da 101, aqui a milhares de quilómetros, senti um aperto no coração por não se terem encontrado.
Talvez já tarde, mas parabéns.
Se estivesse por cá, enviava-lhe uma taça daquela bebida cheia de bolinhas, que nos eleva ao céu.
Teriam de ser duas taças, pois o namorado também deve gostar.
Quem não gosta?

xistosa, josé torres disse...

Esperei ouvir o Dalai Lama cantar, mas só há música.
assim fico na dúvida se seria ele.
As dúvias também fazem parte da vida.

(não ligue, não sou religioso, só acredito no meu trabalho e mesmo assim ... ás vezes duvido!)

A música seria maravilhosa para ouvir na cama, num dia de chuva.
Este ano, o Verão, de Julho e Agosto, começou em Setembro e continua!!

Fernanda Pina disse...

Oi Marilia!

Lembrava-me de já ter ouvido você falar do seu blogger, mas ainda não tinha o conhecido e foi um imenso prazer fazer o primeiro de muitos acessos que farei, e vê que algo simples a comoveu.

Pode parecer demagogia ou síndrome de puxa saco (afinal não é todo dia que a secretária escreve no blogger da filha do chefe), mas aproveito esta oportunidade para dizer que meu carinho por você é realmente sincero.

Não sei se já consegui demonstrar todo esse carinho através de toda minha espontaneidade e sei que preciso tratar disso, nem sempre é bom ser muito espontânea... Mas é bom que você saiba que realmente é muito querida por mim! Não é quem você é, é o que você é!

Estamos aqui para o que der e vier!

Cuide-se e não esqueça de ser MUITO FELIZ!

Anônimo disse...

Só consigo dizer que meu coração bateu forte qdo li isso...