sábado, dezembro 01, 2007

Memória fraca, comentário infeliz

O jornal O Globo de hoje publicou uma matéria sobre as críticas feitas ao ateísmo por Bento XVI através de uma encíclica essa semana, dizendo ser este o responsável pelas maiores crueldades no século XX.
Opa, peraí, cumé quié?
Deixa eu entender, o papa que pertenceu à juventude hitlerista vai mandar uma dessas? Esqueceu que Hitler frequentava igreja e tinha penetração no círculo dos cardeais; que muitos sacerdotes prestaram a saudação, inclusive a alta hierarquia católica romana da Espanha fez a saudação fascista em Santago de Compostela; e que até Eva Braun foi educada em um convento em Simbach?
Isso só para tratar do século XX, porque ele com certeza não fez menção alguma à Inquisição, Reforma, Conquista da América e de outras regiões, Cruzadas e Catequisações.
Que o (outro) papa pediu perdão pelas atrocidades cometidas no passado, que a Igreja se arrepende e que hoje pratica a Renovação Carismática eu sei. Mas isso não dá o direito, sequer a possibilidade, de empurrar os pecados do Catolicismo para baixo do tapete.
Por outro lado, criticar ateus? Pelo simples fato de serem ateus? Pode-se generalizar todos os seguidores de uma mesma crença, mesmo que seja uma não-religião?
Você pode até acreditar em um deus que diga que você precisa ser bom, mas o que define seu conceito de bom é a sua própria índole, caráter e julgamento; quantos não se acham melhores que qualquer outra pessoa por acreditarem no único e verdadeiro Deus? E, sinceramente, isso não há. Meu Deus é diferente do seu, que é diferente do seu vizinho, que é diferente do da sua mãe e da mãe dele. Aliás, o sentido que damos a essa palavra mudou ao longo de nossa caminhada como civilização; usamos para designar um raio, uma pedra, uma força criadora, um filho que castrou o pai, um ser de amor, um espírito julgador e furioso, um que toca flauta, uma consciência maior, um senhor de barba, um sopro, um homem como nós.
Para os que falam espanhol e gostariam de mais informações sobre as relações do regime nazista com a Igreja, deixo esta sugestão. Para os que quiserem saber de alguns bons exemplos que neste momento estão revoltados com esta declaração infeliz do papa, deixo esse video.

4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zumbi disse...

Hiii, este assunto é um pouco, ou melhor muito polêmico!

Como todos sabem sou católica. E felizmente faço parte da renovação carismática... mas não vou puxar a sardinha para o meu lado.
Sei dos erros que minha igreja cometeu no passado e sei que ateh hoje ela continua cometendo alguns...
Mas a igreja é composta por homens e homens erram... é normal!

Também acho que o Papa não poderia culpar os ateus assumidos, pois muitas vezes eles tem muito mais caráter que alguns padres e pastores...

Mas acho q a intenção dele ao dar essa declaração era fazer com que mais pessoas tivessem amor por Deus!

Concordo que ele pode não ter escolhido a melhor maneira, porém acho q a intenção dele foi essa!

Pq quando amamos alguém, queremos que todas as pessoas gostem dessa pessoa também.

Adoramos quando algum amigo nosso nos diz:
-Poxa sua mãe é muito maneira!

Então é + ou - isso!

Nós que amamos a Deus e vemos o quanto isso nos faz bem, as vezes exageramos ao querer fazer com as outras pessoas o amem também!

Gabriel Cruz disse...

Kath sempre polêmica.

Sabe que a Renovação Caristmática já foi um dia uma casa muito frequentada por mim... e como a Zumbi disse acima a Igreja é frequentada por homens que erram, erram não pelas coisas que ela prega, mas sim pela cultura histórica de seu tempo.

Discordo plenamente de você ter condenado Ratzinger por ter sido da Juventude Hitlerista. Pois em 1938 a pertença a tal organização era obrigatória. O pai de Bento XVI era um alemão inimigo do Nazismo por justamente achar que este era contra a Fé Católica. Soma-se a isso o fato que um dos primos do Papa teria sido morto pelo regime por ter Síndrome de Down.

Na JH Ratzinger não era entusiasta e nem frequentava as reuniões e durante a guerra ele desertou o exército alemão e chegando inclusive a ser preso.

Quanto a relação Igreja Nazismo é claro que possam ter existido padres e cardeais que eram a favor do regime... no entanto se isso era uma unanimidade na Igreja Católica o que dizer então de tantas capelas na Europa que juntas, escoderam mais Judeus que Oscar Schindler? o que dizer de um dos mais recentes Santos Canonizados, São Maximiliano Maria Kolbe que deu a sua vida em troca de várias vidas Judaicas nos campos de concentração?

O que dizer de tantos católicos na alemanha que deram suas vidas panfletando contra o regime nazista (no movimento Rosa Branca por exemplo...)

A Igreja erra sim, mas pode ter certeza que a cada erro que ela comete, dentro dela existem milhares de exeplos que mostram o quão ela está errada...

Quanto a enciclica e as palavras em relação ao Ateísmo eu a lerei primeiro e depois falo mais...

Unknown disse...

ESSE PAPA É RIDÍCULO...
Todo mundo por mais alienado q seja sabe q os ateus além de serem a minoria sendo impossível gerar qq coisa (só polemica) vai lá uma guerra.. na história da humanidade as gerras eram geradas em nome de algum deus ou deuses sei lá...
to cansada da fraqueza humana, primitividade, divindades... pm... qq coisa q faça bem a eles e se apeguem para seus desesperos...
nasci na época errada queria nascer uns 3000 anos a mais p. ver se a religião seja extinta e a bondade, sensatez e dicernimento humano predominem... parei...