terça-feira, fevereiro 19, 2008

Quem começou com isso?

Parece que sempre que falta notícia para preencher a diagramação do jornal, voltam a discutir esse assunto de maioridade penal. Acho engraçado. Engraçado pensar na evolução de um indivíduo para a vida adulta como algo em um eixo cronológico. Que querem argumentar, que alguém com menos de 18 anos não pode assumir responsabilidade de si mesmo? E quem determinou essa idade? Isso não veio da Bíblia, Maria deu a luz a Jesus e mal era uma adolescente. Tampouco veio de culturas tradicionais; os jovens provavam sua maturidade através de árduos rituais de passagem aos primeiros sinais de puberdade. Talvez Alexandre, o grande, possa ter-nos servido como base, por ter, aos 18 anos comandado um esquadrão de cavalaria, que terminou por vencer o batalhão sagrado de Tebas na batalha de Queronéia (338). Mas quanto a esta possibilidade, acho pouco provável; caso contrário a idade mínima para subir a presidência seria de 20 anos, e não de 35 (também haveria exigências específicas para muita cultura, destreza mental e instrução). Penso também que os bailes de debutante deveriam vir 3 anos mais tarde do que é praticado. Quem vai querer apresentar uma criança à sociedade só porque ela já formou um corpo de mulher, sabe andar sobre saltos e segurar um garfo?
Acho que o parâmetro deveria ser pautado nas circunstâncias e do nos agravantes crime. Também acho que seria bom que alguns responsáveis soubessem que seus filhos podem ser indiciados e incriminados deste cedo, assim talvez parassem de passar a mão na cabeça deles e começassem a dar educação.

Um comentário:

xistosa, josé torres disse...

... e a sociedade, ou a escola se substitua aos pais e lhes dê a educação.

3 "miúdos" de 14 anos e um de 16, mataram um "travesti".
"Inocentemente", digo eu, porque não sabiam o que estavam a fazer ...
Foi há cerca de 3 anos e só o mais velho é que está a ser julgado.
Já todos tinham uma linda "folha de serviços", ou seja um "curriculum vitae" de fazer inveja a muitos que estão atrás das grades.