sábado, agosto 23, 2008

Feliz dia do inimigo

Seguindo as festividades do Almanaque, blog deliciosamente escrito, o Casa 101 comemora esta ilústre data. Criticada por muita gente, que inclusive dizem que "é mais uma jogada comercial, uma data inserida no calendário apenas para aumentar os lucros de pistoleiros e espancadores profissionais". Mas, ei, não é esse o espírito do dia?
Quem anda por aí sabe, arranjar um inimigo é uma missão das mais fáceis. Basta não ser tolerante com grosseria, impôr um limite mínimo a pessoas sem noção, ser mais magra que a feiosinha da turma que fez lipo ou até não tolerar mentiras deslavadas para sempre. De tão fácil, mas tão fácil, ele arranjou inimigo só porque me fez feliz. (Ah, bom, o mesmo aconteceu comigo.)
E esta é outra maneira automática de conquistar inimizade para o resto da vida: evidenciar como os outros são incompetentes naquilo em que se atrevem.
O dia de hoje nos lembra que desafetos não devem ser subestimados quanto ao seu valor. Prova disso são as pessoas que não se limitam em ter um adversário, tomar cuidado para não abrir a guarda e tocar a sua própria vida. É necessário jogar pedras, flechas e ofensas, na mais crua tentativa de cultivar o ódio. Não somente porque a sua paz e felicidade cause agonia, revolta e tormento, mas sobretudo porque, em vidas vazias e pequenas, é ele quem dá sentido, direciona e norteia. De um lado, nada como um bom inimigo para dar graça e ocupação ao seu dia-a-dia. Por outro, nada como saber que é você quem faz o mundo do outro girar, mesmo ele odiando isso de todas as formas.
Então, sendo o meu dia de hoje feliz, o dos outros será um total desastre.

Um comentário:

xistosa, josé torres disse...

E é mesmo um desastre ... mas foi porque acabaram as férias.
O mar e a areia, com água quente, acabou.
Agora tenho mar e areia, mas água fria ... quero dizer, não tenho.

Por incrível que pareça, foi necessária a Net para arranjar um, (UMA) inimigo ... coisa que não me sucedeu em mais de 60 anos de vida.

Nunca é tarde para começar ...

O que se compra neste dia?

Uma granada? Uma caçadeira? Uma pistola? Uma metralhadora?

Ou não se dão os bons dias ao inimigo?

Um bom fim de semana.