segunda-feira, agosto 04, 2008

A idade vem para todos

Conversando com o meu irmão por aproximação (eu explico, filho da namorada do meu pai), ele confessou que nunca assistiu nenhum filme da série Star Wars. Esta é a parte bombástica desse post.
Em geral, eu não tomo nada como imperdoável. Por exemplo, meu amigo que morava sozinho e fugiu de casa uma vez nos confessou, entre várias curiosidades da sua personalidade surpreendente, além de não ter agenda, nunca tinha assistido Cocoon.
— Assistiu O poderoso chefão?
— Uh, sim! Cada um deles! Várias vezes!
— Ah, então Cocoon que nada! Assistiu o que importa.
O que me chocou na informação explosiva acima é que Darth Vader não é ninguém para o novo membro da minha família. Isso não é somente grave pelo fato de que algumas piadas dos Simpsons e outras coisas dignas de serem vistas, como isto aqui, passam reto pelo seu senso de humor (convenhamos, S.O.S - Tem um louco solto no espaço tem mais que é ficar no passado remoto das coisas bastardas da década de 80). Ele prefere qualquer coisa a um sabre de luz, nem entende o brilhantismo por trás desta propaganda.
Nunca me incomodou o fato das pessoas dizerem que eu gosto de filme antigo (ok, eles sempre disseram "filmes velhos", e por isso entendem Laranja mecânica, O poderoso chefão e Bons companheiros). Me incomoda é descartar a qualidade de um filme sem vê-lo por ele não ser da sua geração. Mas o que me preocupa mesmo é um filme ficar velho em 10 anos. As pessoas hoje vão aos cinemas e só pensam que Indiana Jones é uma Lara Croft não-gostosa que tenta esconder a falta de cabelo com um chapéu do Beto Carreiro.
Por um lado, eu entendo de onde vem a culpa: DVD e TVs de alta definição. Antigamente, Higlander era o imortalzão, Harrison Ford enfrentava os maiores perigos desconhecidos do mundo, Chewbacca era um alien assustador-mas-gente-boa e uma capa vermelha era o sonho de quem queria voar feito Superman. Hoje, com os pixels a mais e cores fiéis, McCloud parece uma marionete suspensa em fio de nylon, o arqueologista combate os fantasmas do Scooby Doo, o et criador de estática é só um cara alto morrendo de calor dentro de um tapete e os vôos do homem de aço são tão bonitos quanto os do Chapolim.

2 comentários:

Gabriel Cruz disse...

Enquanto isso na 3a. que vem Feira estarei na pré estréia de Clone Wars... ainda não me decidi se vou fantasiado ou não...

osvjor disse...

Dart quem?