quinta-feira, julho 31, 2008

Enlatados e não-perecíveis

"Isabela Capeto", leu na latinha de edição limitada que viera junto com o papel higiênico.
"De onde era mesmo esse nome?" ficou sem resposta. Sim, de fato era graciosa. Não havia visto as outras da coleção, se é que existiam, mas estava aquela bem boa ali, guardando o quê não importa, na quina do espelho próxima à tomada. Não havia talvez, nada que pudesse ali ocupar, que se fundisse tão bem com o ambiente, mesmo sendo nítido de sua aparência que àli não pertencia, tendo sido escolhido muito posteriormente à bancada, louças e metais.
Deteve-se além do que a natureza lhe pedia para analisar as linhas capetanianas, com seus rostos assimétricos e pausterizados.
"Que foi mais que vi dela" quase balbuciou.
Secou as mãos pouco atenta ao que fazia, memorizou o nome, sem doppias.
Mais tarde, buscou nas referências em casa, nos cartões de visitas de outros artistas, nos catálogos antigos de exposições, nos livros de mesa de centro que tinha acesso. Sem sucesso.
Numa de suas idas à Livraria da Travessa, entre uma quiche de alho poró e um espresso, buscou, ao som de new jazz, nas publicações das boas galerias, aquelas que realmente contam, para ver se Isabela-sem-doppia não tava lá. NY, Amsterdã, Tokio, nada, as contemporâneas desprezam o charme dos seus olhos rasos.
"O mundo das artes é cruel, devo estar procurando no ano errado."
A vida segue, nem tudo pode se resumir à uma busca na arte. Até que um dia, com a lista de compras em punho, nas suas confortáveis sandálias de mercado, por entre as prateleiras e ofertas, faltava um último item. Entrou no corredor de colunas de papel macio. E no meio de uma de suas contas para avaliar a melhor relação R$/folhas duplas, seus olhos pousaram num daqueles pacotes imensos que pode suprir toda uma família ou uma pessoa sozinha por quase um ano. E encontrou de onde era o nome. Lá estava a arte de Isabela Capeto grátis com 16 rolos neutros.
Ao som das promoções-relâmpago, ficou ali, em pé, olhos curiosos, estudando cores, traços e temas. Não era só feita de turbas de máscaras primitivas.

Nenhum comentário: