sábado, julho 09, 2011

Destino?

Estudei cinco anos em um colégio católico. Saí de lá repetindo a mim mesma que essa coisa de Deus era uma alucinação coletiva, criada para arrancar dinheiro das pessoas e para mantê-las andando minimamente na linha.
Ainda que hoje eu já tenha minhas dúvidas em relação à parte da alucinação coletiva, sobre o resto eu já ando bem certa, sim, senhor, infelizmente. Mas enfim, fato é que eu nunca me assustei demais com todo aquele papo de danação, enxofre e tridentes. Em parte, porque eu sou uma fiel seguidora do principal mandamento. Mas também porque se o paraíso era o lugar que as freiras do meu colégio iriam, por favor, eu quero ir para o outro lado, e, de preferência, que a gente nem pegue o mesmo elevador. Mas, à vera mesmo, eu sempre pensei no inferno como um lugar legal, cuja decoração era aquilo que eu sempre busquei na minha adolescência de roqueira-malvadinha; sobretudo, era o lugar onde as coisas que importavam realmente aconteciam. Penso no inferno como um lugar em que o Churchill reclama do ar condicionado, o Sinatra se faz em casa — não muito diferente do que fez por aqui — fazendo logo amizade com o capeta, a Marilyn ri daquele jeito sonso e encatador para os capirotos-auxiliares só para fazer que eles lhe tragam algum balde de gelo ou  abanem-na, e há uma roda onde todos riem alto ao ouvirem aquelas histórias que o público precisa morrer para conhecer, relatadas em primeira pessoa pelo ACM, Onassis, Kennedy, Napoleão e outros tantos. Fora a gig de outro mundo que rola com o Hendrix na guitarra, John Bonham batucando,  a Janis não desistindo de seu Mercedez-Benz. Tem também o Elvis, que vai estar fazendo um pouco de cada coisa e fazendo muito bem. E todos eles juntos vão estar fazendo bullying com o Hitler. Eu, sinceramente, na minha humilde opinião, duvido de que  o Coisa Ruim vá mesmo se concentrar em torturar alguém, ele vai mais é querer ouvir as histórias do ACM para ver se aprende alguma coisa, fora que quer manter aquelas personalidade em formol, depois do tanto que lhes serviram.
O Paraíso, por outro lado, parece bom, mas muito vazio, VIP demais, sacam? Só consigo pensar em duas pessoas lá, uma é a Madre Teresa de Calcutá. A outra é o Mahatman Ghandi; e não há a menor chance de bater um papo iluminador com ele, primeiro porque ele deve passar a maior parte do seu tempo entregue à meditação para atingir o samsara, segundo porque ele deve ficar isolado para que os religiosos mais fervorosos não se decepcionem chegando no céu ao ver que um hindú pagão pode transitar por ali numa boa.

Nenhum comentário: