segunda-feira, maio 31, 2010

80 é pouco!

Hoje é uma data especial, não apenas porque estou postando da minha confortável cadeira e do meu conhecido teclado, finalmente, depois de mais de dez dias de cruel e absoluta ausência; completa-se hoje 80 anos de nascimento de um dos maiores gênios e clássicos vivos de Hollywood: Clint Eastwood.
É uma data louvável, não simplesmente porque é dia de bolo e guaraná, mas porque são cinco décadas dedicadas à sétima arte, com a vantagem de que a qualidade foi crescendo exponencialmente, e ainda em atividade. Há um filme prometido ainda para 2010 e outro já para 2011. Trata-se de uma obra tão extensa que eu guardo dentro de mim o peso de nunca ter assistindo jóias como Bird (1988) — como filha de um bom fã de jazz, vi quando era bem criança, no ano em que foi lançado, mas não conta —, infelizmente, eu o assisti muito menos do que deveria ou do que ele merece. Fato também que gosto muito mais dele como diretor do que como ator. Atrás das câmeras, ele é ousado, arrojado, livre, e, definitivamente, manipulador. Diante das lentes, por outro lado, raras foram as vezes que ele abandonou por completo aquele ar de Dirty Harry, de olhos espremidos, boca semi-cerrada e aquele ruído na respiração que o Darth Vader precisa de uma máscara imensa para fazer. E ainda assim, ele conseguiu levar este tipo para outros cantos em Gran Torino. Eu sempre falo que no outro extremo do eixo de atuação, está Tom Cruise, que consegue fazer com que todas as suas melhores falas morram na praia; enquanto nosso aniversariante transforma qualquer uma de suas linhas em frases de efeitos.
Quem sabe eu deva aproveitar a hora e tentar dormir logo, assim tenho a chance de um encontro com meu velho amigo antes da meia-noite, a tempo de dar meus parabéns. Por fim, deixo um trecho de uma de suas  primeiras aparições no cinema, uma filmezinho B, em que seu nome não foi nem creditado. Somando isso ao que temos dele hoje em dia, dá para sentir como o caminho foi longo e árduo, e também podemos nos inspirar, lembrando que até ele começou debaixo.
E vida longa ao astro!

Nenhum comentário: