segunda-feira, abril 21, 2008

Nova fonte de irritação

Quem lê meu Casa bem sabe que adoro reclamar, tenho uma leve tendência à neurastenia e tudo vira problema, até luz de banheiro. Eu não gosto de refrigerante, mímicos, novelas, guarda-chuvas, dia das mães, do governo, de gente que vive fantasiada e com falta de senso de espaço alheio, bem sabem, fora o quanto não critico filmes aqui. Ando na rua e fico nervosa com a banca de jornal exibindo bundas como se fossem as medalhas no peito de um militar condecorado, propagandas de Coca-Cola, notícias para desviar a atenção da população brasileira (OK, não há nenhum grande esforço nisso), TVs em cada lugar que eu vá e mais uma série de coisas que cedo ou tarde engrossarão a série Problemas Urbanos.
Mas eu descobri algo que me irrita, me enerva, em níveis realmente desconfortáveis: Domingão do Faustão.
É eu ver aquele auditório, aquelas luzes, aquelas dançarinas no fundo, os berros da platéia, aqueles infinitos merchandisings e o Oh, lôco, meu! Brincadeira!, eu fico profundamente irritada, levanto e saio do recinto. Isso me preocupa porque eu já tive altos níveis de tolerância a certas coisas, programas ruins é uma delas. Mas ver o povo brasileiro todo vidrado na TV como se fossem crianças mentalmente dominadas ante Telletubbies há mais de 15 para aquele programa xucro me revolta. E nunca conseguem deixar aquilo sem berrar, o volume tá sempre nas alturas!
Não basta a nação se curvar no dia sabático de um povo cristão, querem impor que eu também assista e não consiga conversar com quem tá do meu lado!
Sério, eu não sou contra TV, mas viver sem ela me mostrou que não se trata de algo vital a sua vida. Você se aproxima daqueles que vivem à sua volta, conversa mais, ouve mais, lê mais, ocupa outros lugares da sua casa, olha com outro cuidado para as coisas. E termina valorizando os momentos diante da própria televisão, já que são selecionados, pensados, para ver algo que crê que seja bom, e não simplesmente engole o que te empurrarem. E isso termina se espalhando pela sua vida, você recebe tudo de forma mais seletiva e crítica, e isso não quer dizer que vão todos ficarem chatos como eu.
Ah, é isso. Só queria sugerir que ao invés de zapearem, desliguem. Se a TV não tem programa bom em uma hora, outras coisas têm.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
xistosa, josé torres disse...

!, 2, 3, 4, 5, e 7.
Eu saltei o 6. Não sei ler muito bem, e já estava "zonzo", (tonto) de ir e vir.

A TV, "instrói" e "adverte", é por isso que, não sabendo uma palavra em alemão ... tenho a TV a fazer-me companhia nessa língua.
Que feliz sou ... sem bobeiras, pelo menos em português!

Já aqui tinha estado.
Mas algo se passou que não conseguia entrar no Casa 101, agora sim e nos outros, "made in Brasil"
Boa noite!